quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O que mudou na mentalidade da população desde 1923

Já em 1923, foi destruído um bar, que era uma referência nas Termas, talvez tenha sido o primeiro Bar de esplanada na zona termal. A esse bar os aquistas chamavam de palhota “palhota do parque, onde ás tardes deleciavam uma chavena de café ou um copo de cerveja, e onde se passavam horas alegres em convivio dos amigos”.

Isto faz lembrar-nos o Ilha Bar, onde se passava tempos maravilhosos com os amigos. Cada vez que descubro um texto antigo, vejo como estamos a regredir no tempo, como cada vez mais somos mais atrasados no desenvolvimento termal. Já era tempo para pensar-mos como vivemos, e como somos.

Vou terminar com um excerto deste texto de 1923, que define como era a população da altura. Agora diga as diferenças: “Todos lamentam, e todos ficam em lamentações, e mesmo os habitantes desta localidade que, plo que ha muitos anos se tem verificado, são duma indolencia lamentavel, sendo preciso fazelos despertar com rasgos de iniciativa, como hà pouco sucedeu, para que eles abram os cordões á bolsa e a si mesmos sejam uteis”

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO