sábado, 29 de novembro de 2008

Viagem da Fêvera Versos Viagem Medieval.

Exmo. Sr. Victor Sismeiro, deixe me dizer que me deu vontade de rir no final da leitura da sua opinião...Não que o ache impagável, nada disso até achei um bom texto para ler e chegar ao fim sem nada ter lido. Devo dizer que achei desenfastiado porque fez-me lembrar o Kouzas e Louzas, que usa a ironia como forma de se exprimir, mas com uma diferença, eles tem conteúdo o senhor teve uma página cheia de inanidade. Valeu a imagem da fogaça para dignificar um pouco o seu texto.

A verdade é que eu não faço a mínima ideia de quem você é! Mas pelo gosto em funerais ou é o coveiro da terra ou é cangalheiro. Mas o que eu entendi, é que não está muito bem na profissão que tem e deve ser um candidato quimérico a funcionário da “Silampos” (fabrica de tachos e panelas). Mas deixemos isso para o futuro e falemos do presente e do passado.

É ou não é verdade, que os responsáveis pela Viagem Medieval, deram uma percentagem de descontos aos artesãos??? E porque é, que essa percentagem não foi dada de igual modo aos artesãos da Fogaça!!! Desculpe isto não era para se dizer...

A verdade Sr. Sismeiro, os organizadores tem a sisma de fazerem da Viagem Medieval uma festa da fêvera, talvez porque dê jeito a “defensores” como o Sr. dos produtos regionais, comer uma “fêverazita” enquanto andam a controlar os stands, enquanto se fosse uma fogaça emperrava muito na garganta, até porque não liga lá muito bem com uma “litrada” de Sangria que tem tanto de medieval como os meus sapatos de verniz.

Agora eu digo Sr. Sismeiro, o ter a maior representação dita medieval do país, nada diz que tem a melhor representação medieval, longe disso. É altura de pessoas como o Sr. e outras de aprenderem como se promove o que de bom existe na terra, com o objectivo de os visitantes não virem só no dia da viagem para ver umas fêveras a grelhar e uns porcos no espeto a rodar na brasa (sempre é melhor que pendurados numa cruz).

Fique ciente Sr. Sismeiro, Santa Maria da Feira é isso e muito mais, e enquanto as pessoas com responsabilidade, não olharem para o que de bom se faz na terra, sempre vamos ter um lindos funerais, mas quem mata a região e a cultura são pessoas como o Sr., que não trabalham em prol do Concelho e da cultura da região. Pois não basta fazer parte de uma associação para se ter a alma dela, é preciso olhar para ela com gosto e carinho pelo que se faz, em vez de olhar para as associações como trampolins para a vaidade e objectivos pessoais, isso é que faz uma terra ser grande.

Sr. Sismeiro, quem leu o seu texto até pode pensar que eu tenho benefícios na promoção da fogaça!
Fique descansado que eu nada tenho a ganhar com isso pois não sou fogaceiro, nem pouco mais ou menos. Simplesmente olho para esse produto que está a cair no esquecimento dos Feirenses com uma grande mágoa e desilusão. Essa é diferença entre o Sr. e eu, pois estou numa causa com corpo e alma, sem que ninguém me possa acusar de beneficiar com esta luta. Diga-se que não mata, mas apaga da memória cultural e histórica de todos os Feirenses.

Pois não basta pedir uma vez por ano ao S. Sebastião que nos ajude, tem de ser todos os dias, mesmo que aja forças de bloqueio e de negação como Vossa Ex.ª

Para terminar: Se quer matar-se! Força, pois eu faço questão de pagar o seu lindo funeral, no entanto não perco tempo com situações liliputianas.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO