segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ideias Loucas para Caldas de S. Jorge...

Já há muito se sabe que o posto médico tem os dias contados. Já há muito que se discute, porque não fazer uma USF em Caldas de S. Jorge, ou na pior das hipóteses melhorar as condições para que se aumente o nº de médicos, bem como manter o funcionamento pleno do Posto Médico.

Dizem as “más-línguas”, que a falta de condições actuais do Posto Médico, estão na origem do problema. Agora pergunto; mas qual a razão não melhor o Posto Médico? Por falta de Dinheiro? Ou por falta de imaginação?
Porque não ceder todo o edifício da actual Junta de Freguesia para a criação de uma USF?
Já sei que estão a perguntar! E a Junta de Freguesia, vai para onde? Porque não na vulgarmente chamada “Escola Velha”!!!

A realidade é que para o bom funcionamento da Junta de Freguesia, a “escola Velha” tem a área suficiente para ser criada uma sala de reuniões, e os gabinetes necessários bem como a secretaria, e diga-se de passagem que até tem estética e “glamour” para albergar uma sede de Junta.

Será esta uma ideia viável ou não? É caso para dizer venha a USF para as Caldas que as instalações já estão construídas...

2 Comentários:

PNCS disse...

Ora aqui está uma ideia que poderia muito bem servir de base para se iniciar um ciclo de debates sobre o futuro de Caldas de S. Jorge.
Cada vez mais estou convencido que a freguesia necessita que se discutam opções de desenvolvimento.
Não há drama nenhum que surjam diversas e diversificadas ideias de desenvolvimento: importa é saber discutir. Pelo menos tentar discutir/debater que é uma coisa que tem sido rara nos últimos 20 anos em Caldas de S. Jorge.
É o tal desígnio estratégico que eu venho falando há algum tempo.

Quanto à tuas "achegas" e/ou sugestões:

1. A Escola Velha ser transformada em sede da Junta de freguesia.
- Parece-me, de facto, uma excelente ideia. Uma das salas poderia ser o salão nobre e na outra sala caberia a recepção, secretaria e dois ou tres gabinetes.
E de facto, seria um edificio diferenciado.

2. Edificio actual da Junta ser transformado numa USF
- Neste caso, julgo que será muito difícil em termos técnicos e extremamente dispendioso transformar aquele espaço numa unidade destinada a serviços de saúde de vanguarda. Desde logo porque existem especificidades no dimensionamento nas questões da mobilidade que condicionam fortemente qualquer projecto de reconversão. Mas não é impossível.

Nota final: Não são ideias loucas...de todo.

Anónimo disse...

Relativamente à constituição eventual de uma USF, temos de considerar que só será possível se houver médicos e enfermeiros que
entendam por bem agruparem-se com esse fim. Uma USF é uma espécie de sociedade comercial (só no aspecto organizacional, claro)em que médicos, enfermeiros e administrativos se juntam para, em condições acordadas com a ARS atenderem um número de utentes. Não sei quais os mínimos de utentes que serão exigidos. Creio que todos os utentes de Caldas de S. Jorge, mesmo recuperando-se todos quantos sairam entretanto, não seriam suficientes para se formar uma USF. Seria conversa a ter com a Sra. Dra. Filomena para receber pistas.
Quanto à parte física (instalações) todo o edifício da Sede da Junta acho que seria muito bom. De resto eu próprio já tinha aventado tal cedência, mesmo antes de se pensar em USF. Para sede da Junta, não me tinha ocorrido a EScola Velha (agora biblioteca), mas seria uma boa solução emergente. E forçaria o pensar-se mais rapidamente em novos espaços escolares. O famigerado Centro Escolar.

José Pinto da Silva

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO