quarta-feira, 12 de março de 2008

Cruzes e pendões decoram fachadas de Santa Maria da Feira

"Uma equipa de voluntários começou ontem, 4 de Março, a percorrer as ruas que da cidade de Santa Maria da Feira, que servirão de palco às diversas encenações da Semana Santa, para distribuir pendões de cor roxa e pequenas cruzes de madeira pelas moradias que integram o referido percurso.
O objectivo é criar um cenário de maior envolvimento nestas celebrações, que decorrem de 14 a 24 de Março. Nos apartamentos, apenas será entregue o pendão.
A organização da Semana Santa apela aos moradores abrangidos pelo referido percurso para que coloquem a cruz de madeira e o pendão em local visível, na fachada das suas moradias, solicitando que até ao dia 13 de Março, a cruz seja revestida com panos roxos, de 14 a 21 de Março, seja exposta com ramos verdes, e no, dia 22, Sábado Santo, seja decorada com flores, dia em que também deverá ser retirado o pendão roxo.
O objectivo é que, quer a cruz, quer o pendão sejam guardados pelos moradores depois das celebrações, de forma a serem utilizados nas próximas edições da Semana Santa.
Para além das cruzes que serão entregues nas casas particulares, serão colocadas cruzes de maior dimensão, com cerca de quatro metros de altura, em seis locais estratégicos da cidade, refere comunicado da Câmara local enviado à Agência ECCLESIA."
Faz-me confusão o uso de actividades religiosas, só para promover uma cidade, e uma Câmara. Mais confusão me faz, que a Câmara Municipal, que meses antes pague a um grupo de teatro, para pendurar um porco numa cruz, passado algum dias, venha “apregoar” a paixão de Cristo, e sua cultura religiosa.

É nestas alturas, aqueles que se revoltaram contra o porco na cruz, dissessem não a esta “passerel” de vaidade e de uso da religião católica para promoção pessoal e politica.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO