domingo, 25 de junho de 2006

ALERTA – Lontras à vista.

Recentemente a população de Caldas de S. Jorge, deparou-se com um fenómeno raro no país e quase a nível mundial, o aparecimento de uma colónia de lontras, desta feita no rio Uíma, bem ao lado das Termas de Caldas de S. Jorge. Este fenómeno digno de se ver, tem sido a recente atracção desta Vila termal nas ultimas semanas, vindo dezenas de pessoas diariamente entre as 21:00h e as 2:00h da manhã, horário propicio para que se possa avistar a um maravilhoso espectáculo de acrobacia e beleza natural, que faz reviver tempos passados que jamais as pessoas julgavam poder reviver.
Este espectáculo natural, tem suscitado o interesse da população, mas também a curiosidade de pessoas com poucos escrúpulos e com uma certa demência que tentam matar estes maravilhosos animais que não fazem nenhum mal, a não ser o tempo que nos fazem perder durante a noite para assistir a este fenómeno de rara beleza. Não deixa de ser caricato que as ultimas lontras que foram avistadas no rio uns anos a trás, alguns caçadores da terra tenham perdido horas e dias para as abater como de uma peste se tratasse, para essas pessoas Leonardo Da Vinci escreveu: “O tempo chegará em que pessoas tais como eu olharão para o assassinato de animais da mesma forma que olham para o assassinato de humanos.” É altura de sensibilizar a população, pescadores e caçadores para o interesse da preservação destes fantásticos animais, e em vez de caçarem serem os guardas de protecção destas lontras, e que para tal seja criado uma comissão de acompanhamento desta colónia de lontras para que se possa salvaguardar a existência destas, bem como o aumento da colónia.
Pede-se que sejam tomadas medidas e mediatas, por parte das entidades competentes, nomeadamente a Junta de Freguesia e a Câmara municipal, para que se possa assegurar a vigilância de caçadores furtivo, bem como a prevenção e preservação, quer da cadeia alimentar bem como a vegetação natural ali existente que serve de abrigo para a colónia de lontras. Por minha parte já comuniquei com o instituto de preservação da natureza bem como a quercos, que se prontificaram a comunicar o caso à Câmara Municipal, bem como o fornecimento de ajuda para medidas que possam vir a ser tomadas.
Na esperança, das entidades tomarem o mais rápido possível da tentativa de preservação desta espécie, pede-se a toda a população que vigie e caso que seja avistados qualquer caçadores furtivos comuniquem e mediatamente às autoridades competentes como a G.N.R.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO